ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM PERÍCIAS TRABALHISTAS
Após a demissão, as vezes é comum por parte do empregado iniciar uma ação trabalhista contra a empresa pleiteando verbas a que teria direito. Entre as reclamações mais comuns estão as horas extras, diferença de salário, adicional de dupla função, insalubridade, periculosidade, estabilidade provisória por acidente de trabalho ou CIPA, entre outros.
A empresa apresenta documentação e o advogado já consegue apresentar uma defesa bem elaborada descaracterizando assim as alegações improcedentes. Contudo, em casos de Insalubridade e Periculosidade, é comum ocorrer pericia no local de trabalho.
Para que a pericia seja eficiente, é de suma importância que as partes apresentem quesitos com o objetivo de demonstrar ao perito as situações presentes na empresa. O assistente técnico deve analisar o processo, as condições de trabalho e com base nas informações, apresentar os quesitos que considera importantes para a elucidação dos fatos. Em muitos casos as partes apresentam um padrão de quesitos que não colaboram com a pericia e podem até levantar situações que não foram pleiteadas caso em que o perito deve considerar e poderá então ser objeto de aditamento de petição.
A Dimension Engenharia procura analisar o processo correlacionando-o à atividade do reclamante para elaborar os quesitos com base nas evidências.
O acompanhamento da perícia é um momento importante com o objetivo de esclarecer fatos, apresentar documentos complementares e eliminar possíveis dúvidas levantadas no momento da perícia. Ao indicar um assistente técnico, a empresa procura garantir a transparência e com isso pode eliminar indenizações criando inclusive jurisprudência para futuras reclamações.